Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALISSANY SANTOS LIMA OLIVEIRA
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Modelagem matemática na captação da água da chuva
Resumo
Neste trabalho investigamos como a implementação de um projeto de Modelagem Matemática voltado à Captação da Água da Chuva pode impactar o ensino e aprendizagem de Matemática, considerando aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes, além de promover a conscientização ambiental. O estudo se fundamenta em autores como Biembengut, Bassanezi, Burak, Barbosa, Stein e
Canavarro, abordando a Modelagem Matemática e o Ensino Exploratório. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma da segunda série do Ensino Médio e buscou analisar como os estudantes compreenderam conceitos matemáticos como áreas, volume, razões trigonométricas, entre outros, por meio de atividades que envolviam o cálculo do volume de água captada, a construção de pluviômetros e a projeção de reservatórios. Os objetivos específicos da pesquisa incluem: identificar os principais conceitos matemáticos envolvidos na captação da água da chuva e sua aplicação no contexto da modelagem matemática; verificar o desenvolvimento de habilidades de
resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe dos estudantes por meio da implementação do projeto; analisar como a utilização da atividade de modelagem matemática na captação da água da chuva impacta no interesse, motivação e participação dos estudantes na disciplina de Matemática; e observar as percepções dos estudantes e professores em relação às atividades desenvolvidas sob
a temática da modelagem matemática na captação da água da chuva. Os resultados indicam que essa abordagem interdisciplinar pode ser uma ferramenta eficaz no ensino de Matemática, ao mesmo tempo em que sensibiliza os estudantes sobre questões de sustentabilidade.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Caderno pedagógico- modelagem MATEMÁTICA NA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA: MANUAL PARA PROFESSORES
Veículo
Educapes
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917596
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]