Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FREDERICO TEIXEIRA LEITE
CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG
Dissertação
Título
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÓGICA MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
A Lógica Matemática é um dos pilares do desenvolvimento da Matemática como estrutura e
método. No entanto, há poucos materiais que abordam a Lógica Matemática do ponto de vista
educacional, particularmente na Educação Básica. Buscando uma alternativa para suprir essa
carência, elaboramos uma sequência didática que, baseada na Investigação Matemática, visa
desenvolver tópicos de Lógica Matemática dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Assim, nesta dissertação, buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: "Como uma
sequência didática, apoiada na Investigação Matemática, pode contribuir para o
ensino-aprendizagem de tópicos de Lógica Matemática na segunda série do Ensino
Médio?". Para responder a essa questão, traçamos alguns objetivos, entre os quais realizamos
uma revisão bibliográfica sobre Investigação Matemática, conforme a perspectiva de Ponte,
Brocado e Oliveira (2009). Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Lógica
Matemática, na qual foram identificados e discutidos tópicos importantes para a introdução da
Lógica Matemática, considerando uma abordagem educacional. Posteriormente, buscando
investigar o processo de ensino-aprendizagem da Lógica, elaboramos um questionário prévio
e, em seguida, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática que trabalhasse esses
tópicos na 2ª série do Ensino Médio. Por fim, discutimos os impactos do material
desenvolvido no processo de aprendizagem dos alunos. Os dados analisados evidenciaram
que caráter o exploratório das tarefas investigativas deixou os alunos mais à vontade para
expressar suas opiniões e criar uma desenvoltura argumentativa, permitindo um engajamento
maior nas atividades e um envolvimento ativo no processo de formalização de conceitos,
indagando as definições, sugerindo exemplos e expondo dúvidas que surgiam. Aperfeiçoamos
as tarefas desenvolvidas em sala de aula na construção de um guia, no formato de produto
educacional, voltado a professores da Educação Básica.
[Download TCC]