MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FREDERICO TEIXEIRA LEITE

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG

Dissertação

Título
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÓGICA MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
A Lógica Matemática é um dos pilares do desenvolvimento da Matemática como estrutura e método. No entanto, há poucos materiais que abordam a Lógica Matemática do ponto de vista educacional, particularmente na Educação Básica. Buscando uma alternativa para suprir essa carência, elaboramos uma sequência didática que, baseada na Investigação Matemática, visa desenvolver tópicos de Lógica Matemática dentro do processo de ensino-aprendizagem. Assim, nesta dissertação, buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: "Como uma sequência didática, apoiada na Investigação Matemática, pode contribuir para o ensino-aprendizagem de tópicos de Lógica Matemática na segunda série do Ensino Médio?". Para responder a essa questão, traçamos alguns objetivos, entre os quais realizamos uma revisão bibliográfica sobre Investigação Matemática, conforme a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2009). Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre Lógica Matemática, na qual foram identificados e discutidos tópicos importantes para a introdução da Lógica Matemática, considerando uma abordagem educacional. Posteriormente, buscando investigar o processo de ensino-aprendizagem da Lógica, elaboramos um questionário prévio e, em seguida, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática que trabalhasse esses tópicos na 2ª série do Ensino Médio. Por fim, discutimos os impactos do material desenvolvido no processo de aprendizagem dos alunos. Os dados analisados evidenciaram que caráter o exploratório das tarefas investigativas deixou os alunos mais à vontade para expressar suas opiniões e criar uma desenvoltura argumentativa, permitindo um engajamento maior nas atividades e um envolvimento ativo no processo de formalização de conceitos, indagando as definições, sugerindo exemplos e expondo dúvidas que surgiam. Aperfeiçoamos as tarefas desenvolvidas em sala de aula na construção de um guia, no formato de produto educacional, voltado a professores da Educação Básica.
[Download TCC]