MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: RODRIGO RAFAEL GURGEL MARTINS

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG

Dissertação

Título
O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DO PROBLEMA GERADOR AO PROBLEMA DE APROFUNDAMENTO
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem de tópicos de Geometria Analítica Plana, por vezes, não favorece o trânsito entre abordagens gráficas e algébricas. Como professores de Matemática da Educação Básica, percebemos, na nossa prática diária em sala de aula, tal ocorrência. Atualmente, esses conteúdos, por vezes, estão associados, de forma indireta, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), dialogando com suas competências e habilidades. Esta pesquisa apresenta-se no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e busca investigar como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP), pode contribuir para o trabalho em sala de aula no ensino de tópicos de Geometria Analítica Plana, permitindo ao estudante transitar por diferentes representações. Para tanto, elaborou-se uma sequência de atividades com problemas geradores e de aprofundamento com o intuito de desenvolver o ensino-aprendizagem de conceitos de circunferência no contexto na Geometria Analítica. Aplicou-se essa sequência de atividades em uma turma da 3a série do Ensino Médio de uma escola privada. Esta pesquisa é de natureza qualitativa e pedagógica e traz dados construídos a partir dos registros escritos, dos diálogos e das vivências na sala de aula, resultados das diferentes interações promovidas pelo professor pesquisador e pelos estudantes durante a resolução dos problemas, seguindo as etapas da metodologia de ensino-aprendizagem consolidada e sugerida por Onuchic et al. (2021). Constatou-se, nos dados, que a mobilização simultânea de ao menos dois registros de representação e a troca espontânea de um registro de representação para outro foram favorecidas na aplicação de alguns problemas e que a MEAAMaRP, principalmente durante a etapa da plenária, proporcionou ações de reflexões e trocas de saberes, permitiu aos estudantes colaborarem com seus pares na construção das resoluções, (re)construindo assim novos conhecimentos. Além disso, esse momento possibilitou que os estudantes de natureza mais introspectiva, durante as aulas em que se desenvolveu a pesquisa, pudessem se envolver de uma forma colaborativa e aberta com as propostas e os objetivos. Esta dissertação também apresenta um produto educacional composto pela sequência de atividades voltado para professores.
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