MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALTIERRE BORGES SANTOS

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
Teorema de Pick e Aplicação em Jogos Geométricos
Resumo
Esta dissertação explora o potencial do Teorema de Pick e suas extensões para o desenvolvimento de jogos voltados para o ensino de matemática, pois, os jogos, quando utilizados de maneira correta, contribuem para melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos matemáticos e também para desenvolver suas habilidades de raciocínio, algumas indicadas em documentos oficiais como a BNCC e a DC-GOEM. Com vistas a contribuir nessa direção, iniciamos nossas atividades com o estudo detalhado de Teorema de Pick e algumas de suas extensões. O Teorema de Pick apresenta uma fórmula para o cálculo de áreas sobre uma rede de pontos no plano. Nesse estudo inicial, identificamos possibilidades promissoras para a elaboração de jogos. Também estudamos em detalhes alguns jogos já propostos para o assunto. A proposta de jogos voltados para o ensino deve estar apoiada em sólidas evidências científicas, pois assim, mais que uma diversão para os estudantes, teremos uma poderosa ferramenta para contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Essa preocupação nos levou ao estudo das tendências atuais para jogos no ensino. Estudamos tendências como a formalista-clássica, empírico-ativista, formalista moderna, tecnicista, construtivista e socioetnocultural .Usamos alguns elementos das tendências empírico-ativista e tecnicista combinados para selecionar e elaborar alguns jogos. Sequências didáticas para o uso dos jogos em sala são propostas. Tanto os jogos quanto as sequências didáticas representam contribuições significativas para a melhoria no ensino-aprendizagem de matemática.
[Download TCC]