Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALTIERRE BORGES SANTOS
UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO
Dissertação
Título
Teorema de Pick e Aplicação em Jogos Geométricos
Resumo
Esta dissertação explora o potencial do Teorema de Pick e suas extensões para o desenvolvimento de jogos voltados para o ensino de matemática, pois, os jogos, quando utilizados
de maneira correta, contribuem para melhorar a compreensão dos alunos sobre conceitos
matemáticos e também para desenvolver suas habilidades de raciocínio, algumas indicadas
em documentos oficiais como a BNCC e a DC-GOEM. Com vistas a contribuir nessa
direção, iniciamos nossas atividades com o estudo detalhado de Teorema de Pick e algumas
de suas extensões. O Teorema de Pick apresenta uma fórmula para o cálculo de áreas sobre
uma rede de pontos no plano. Nesse estudo inicial, identificamos possibilidades promissoras
para a elaboração de jogos. Também estudamos em detalhes alguns jogos já propostos
para o assunto. A proposta de jogos voltados para o ensino deve estar apoiada em sólidas
evidências científicas, pois assim, mais que uma diversão para os estudantes, teremos uma
poderosa ferramenta para contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Essa preocupação nos levou ao estudo das tendências atuais para jogos no ensino. Estudamos tendências
como a formalista-clássica, empírico-ativista, formalista moderna, tecnicista, construtivista
e socioetnocultural .Usamos alguns elementos das tendências empírico-ativista e tecnicista
combinados para selecionar e elaborar alguns jogos. Sequências didáticas para o uso dos
jogos em sala são propostas. Tanto os jogos quanto as sequências didáticas representam
contribuições significativas para a melhoria no ensino-aprendizagem de matemática.
[Download TCC]