Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOAO HENRIQUE DA SILVA SOUSA
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
Ensinar matemática criativa para uma mentalidade de crescimento a partir da resolução de problemas: uma abordagem sistêmica e pedagógica
Resumo
A educação no Brasil está passando por uma transformação inovadora no ensino e na aprendizagem, buscando se adaptar às exigências sociais, tecnológicas e intelectuais de um mundo em constante mudança. O ensino tradicional, focado na memorização e repetição e centrado no professor, tem se mostrado ineficaz, especialmente na área da Matemática, em que a falta de conexão entre os conteúdos aprendidos e sua aplicação prática desmotiva os estudantes. Para atender às demandas atuais, métodos de ensino que promovem autonomia, responsabilidade, senso crítico, criatividade e protagonismo dos estudantes na construção de seus projetos de vida estão ganhando destaque. Nesse contexto, estratégias como a elaboração e resolução de problemas e a redefinição de conceitos matemáticos surgem como ferramentas essenciais para desenvolver essas habilidades, com um foco especial na criatividade em Matemática, sendo o tema desta pesquisa. Com base nesses princípios, esta pesquisa busca responder como a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade matemática dos estudantes da Educação Básica. Para isso, o presente trabalho pretende analisar concepções didáticas e metodológicas, orientando professores de Matemática da educação básica a partir das ideias de autores que influenciaram essa área de estudo no Brasil e no mundo. Trata-se de uma pesquisa detalhada sobre o assunto, na qual consideramos questões como: Como os professores ensinam? Como os alunos aprendem? Essas relações se complementam? Quais técnicas e metodologias os professores devem adotar? O foco será nos professores de Matemática do ensino fundamental e médio. Por isso, atribuímos a este trabalho o título de “Ensinar matemática criativa para uma mentalidade
de crescimento a partir da resolução de problemas”, utilizando uma abordagem pedagógica sistêmica.
[Download TCC]