MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO ANDRE DA SILVA SOUSA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
Propondo uma formação continuada para professores de matemática por meio da resolução de problemas envolvendo área de figuras planas
Resumo
Esta dissertação investiga como a formação continuada pode impactar a prática cotidiana dos professores de Matemática quando pautada na Resolução de Problemas utilizando o software GeoGebra. O objetivo principal é propor formação continuada para professores de Matemática, com foco na Resolução de Problemas de Áreas de Figuras Planas, integrando a metodologia de Polya e o uso do GeoGebra. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa busca proporcionar aos professores um conhecimento aprofundado sobre alguns teoremas relacionados às áreas de figuras planas, capacitando-os a identificar e interpretar diferentes tipos de problemas, além de oferecer ferramentas pedagógicas que favorecem a integração entre teoria e prática. Além disso, a dissertação utiliza problemas selecionados da OBMEP, do livro Temas e Problemas Elementares e do PAPMEM, incentivando a aplicação do método de Polya em conjunto com o GeoGebra. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, selecionando problemas sobre áreas de figuras planas de diversas fontes e desenvolvendo cinco problemas modelo. Esses problemas-modelo são apresentados por meio de diálogos fictícios entre professor e aluno, bem como entre professor-formador e professor-aluno, demonstrando a aplicabilidade prática da formação continuada proposta. A dissertação pretende contribuir para a melhoria da formação de professores de Matemática, oferecendo uma abordagem inovadora que combina a Resolução de Problemas e ferramentas tecnológicas, promovendo a atualização contínua e a construção coletiva do conhecimento.
[Download TCC]