Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO SILVA DE OLIVEIRA
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
ANÁLISE DO CONHECIMENTO SOBRE PROPORCIONALIDADE COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esta dissertação, intitulada ”Análise do Conhecimento sobre Proporcionalidade com
Alunos Ingressantes no Ensino Médio”, investiga o nível de conhecimento dos alunos
acerca dos conceitos fundamentais de proporcionalidade ao iniciarem o Ensino Médio. A
pesquisa fundamenta-se na relevância da proporcionalidade para o desenvolvimento do
raciocínio matemático e suas implicações no aprendizado de funções do primeiro grau.
Utilizando uma abordagem metodológica mista, com técnicas quali-quantitativas, o estudo
foi conduzido com 120 alunos do primeiro ano de uma escola publica estadual. Foram
aplicados questionários e testes de sondagem para avaliar o conhecimento dos alunos
sobre razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais, e regra
de três simples. Os resultados apontam lacunas significativas na compreensão desses
conceitos, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas especıficas para suprir
essas deficiências. Propõe-se, assim, o desenvolvimento de uma sequencia didática dinâmica
e envolvente, fundamentada em atividades investigativas e no uso de tecnologias digitais,
com o objetivo de aprimorar a compreensão dos alunos sobre proporcionalidade e suas
aplicações
[Download TCC]