MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOSE ANANIAS MARTINS JUNIOR

UFRR - Universidade Federal de Roraima - Boa Vista - RR

Dissertação

Título
ESTRATEGIAS PARA A RECUPERAÇÃO DE SABERES DE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE RORAIMA
Resumo
O ensino de Matemática no Ensino Médio representa uma etapa fundamental para o aprofundamento e a consolidação das habilidades desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Além de sua relevâncias intrínseca, a Matemática desempenha um papel central no apoio a diversas áreas do conhecimento científico e `as práticas sociais contemporâneas. Para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz e significativa, ´e indispensável que os estudantes possuam um domínio m´mínimo dos conhecimentos matemáticos elementares, os quais funcionam como base para a assimilação de novos conteúdos. Partindo dessa perspectiva, e com base na análise de indicadores educacionais nacionais e locais — com foco específico no contexto do estado de Roraima — este estudo tem como objetivo principal oferecer ao professor de Matemática do Ensino Médio um material estruturado que auxilie na identificação e no fortalecimento dos conhecimentos prévios dos alunos. O material foi elaborado em consonância com as diretrizes do Documento Curricular de Roraima (DCRR) para o componente curricular de Matemática. A fundamentação teórica da pesquisa considerou aspectos interdisciplinares, incluindo os efeitos da dinâmica neural na aquisição do conhecimento matemático, a importância do reforço contínuo de saberes já adquiridos, o papel do pensamento crítico na construção do raciocínio matemático e a relevância da organização sequencial na resolução de problemas. Além disso, foram analisadas as competências e habilidades relacionadas aos conteúdos aritméticos e algébricos previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, bem como materiais disponibilizados pelo Portal da Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Como produto desta investigação, foi desenvolvido um conjunto de propostas didáticas com o objetivo de servir como material de apoio para professores do Ensino M´médio, a ser utilizado previamente `a introdução dos conteúdos curriculares, sempre que se identificar a necessidade de retomada de conceitos fundamentais. Trata-se de um material aberto e adaptável, que pode ser ajustado conforme as especificidades de cada turma e o contexto escolar. Os temas abordados nas propostas didáticas incluem: o conceito de igualdade, operações com frações, operações algébricas básicas, estratégias de cálculo mental, porcentagens e dízimas periódicas.
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