MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LUCAS SOUZA DE ABREU

UFG - Universidade Federal de Goiás - Goiânia - GO

Dissertação

Título
O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: Uma proposta para o Ensino Médio com o uso do GeoGebra
Resumo
O ensino de trigonometria é de grande importância para potencializar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, e faz-se cada vez mais necessário buscarmos alternativas com a intenção de dirimir dúvidas e aumentar à compreensão dos conceitos trigonométricos pelos estudantes, os quais são extremamente valiosos na sociedade. Faz-se necessário a utilização de recursos computacionais no ensino da Matemática na educação básica. Tal fato deve-se a necessidade de adaptar as práticas educacionais às demandas da sociedade contemporânea. Daí a necessidade de aproveitar as oportunidades oferecidas pela tecnologia para potencializar o aprendizado dos alunos. De forma geral, observa-se que os alunos têm tido contato cada vez mais precoce com os meios digitais e ambientes interativos. Nesse contexto, discutir e inserir essas tecnologias no ambiente escolar torna-se fundamental, uma vez que tais recursos são naturalmente atraentes para o público jovem e podem contribuir de forma significativa para o processo de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa aplicada sobre os conceitos de trigonometria de forma dinâmica, de modo que essa área da matemática possa ser ensinada aos alunos por meio de aplicativos de matemática dinâmica e sequências didáticas. Para isso, o aplicativo adotado neste estudo é o GeoGebra, que oferece amplas possibilidades pedagógicas, proporcionando uma organização eficiente em sua plataforma online. Este trabalho é organizado em sua estrutura principal por meio de sequências didáticas, que devem ser desenvolvidas com o auxílio do GeoGebra. As sequências didáticas proporcionam uma melhor organização na escrita do trabalho de forma orientada e coerente.
[Download TCC]