Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO DANTAS DE OLIVEIRA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
Números primos: os tijolos fundamentais da aritmética
Resumo
Esta dissertação apresenta a abrangência e a importância do conjunto dos números primos, incluindo também uma proposta de sequência didática para o Ensino Fundamental, voltada ao ensino dos conhecimentos relacionados a esses números, com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, contextualizado e significativo. Fundamentada em autores como Sautoy (2007), Oliveira (2013), Zabala (1998) e Lima (2025), a pesquisa contempla diversas informações sobre números primos, como sua descoberta, aplicações, teoremas, curiosidades e conjecturas, entre outros temas, além de destacar a importância das sequências didáticas como instrumento eficaz, desde que bem planejadas e mediadas por professores atentos às realidades e aos ritmos de aprendizagem dos alunos. A proposta da SD contempla seis atividades articuladas, que visam desenvolver, de forma gradual e interativa, a compreensão dos números primos, suas propriedades e aplicações. As atividades incluem discussões iniciais, identificação de números primos por meio do crivo de Eratóstenes, pesquisa sobre curiosidades, fatoração em primos e aplicações. O enfoque está na construção coletiva do conhecimento, valorizando o raciocínio lógico, a pesquisa, o trabalho em grupo e a relação entre teoria e prática, incentivando o protagonismo do aluno. Os resultados esperados envolvem não apenas a apropriação do conceito de número primo, mas também o estímulo à curiosidade matemática, à autonomia dos alunos e à percepção da aplicabilidade dos conteúdos matemáticos em contextos reais. Conclui-se que, com planejamento e intencionalidade, as sequências didáticas podem ser aliadas potentes na promoção de uma aprendizagem mais sólida e significativa no ensino de matemática. Dessa forma, espera-se que este material se torne uma ferramenta eficaz nas mãos de professores do Ensino Fundamental ao trabalharem com números primos.
[Download TCC]