Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: IRANILDO DOS SANTOS GUIMARAES
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
Formação de professores da educação básica: O Clube de Matemática como proposta de recomposição de conteúdos no Ensino Básico
Resumo
A dissertação aborda o ensino da Matemática na Educação Básica, com foco nos desafios estruturais e nas soluções propostas para a formação docente e o aprimoramento das práticas pedagógicas. A pesquisa se insere no contexto educacional do Estado do Ceará, onde políticas públicas como o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) e programas como o “Foco na Aprendizagem” e o “Mais Aprendizagem Matemática” têm promovido avanços significativos na qualidade do ensino matemático no Estado. Este trabalho explora ainda, a apropriação dos dados gerados pelas avaliações de larga escala e a integração entre esses dados e como as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado podem impactar de maneira positiva a melhoria desses resultados. Para tanto, esse trabalho explora como o “Clube Matemática Maker”, uma ação do programa “Mais Aprendizagem Matemática”, que integra metodologias ativas, ferramentas tecnológicas e formação continuada de professores pode impactar positivamente o desempenho dos estudantes e a prática docente. Como percurso metodológico foi adotada a apropriação dos dados gerados pela aplicação do Spaece 2024.1 onde foi detectada a necessidade de atacar diretamente os descritores que envolvem a Geometria Euclidiana. Assim, foram aplicadas inicialmente, oficinas e trilhas no Khan Academy na busca da recomposição desses descritores na EEMTI Jaime Tomaz de Aquino em formato de laboratório e, a partir desses resultados, formatada uma sequência didática que foi disponibilizada ao Coded para análise e, uma vez aprovada, disponibilizada no repositório do Clube. No primeiro capítulo foi feita uma breve apresentação do projeto, elencando, de forma geral, os pontos mais relevantes. No segundo capítulo o trabalho aborda a formação continuada do professor de matemática, seus aspectos históricos e a apresentação dos principais referenciais teóricos que orientam a pesquisa. No terceiro capítulo analisaremos as políticas públicas do Estado Ceará voltadas à educação, discorrendo sobre sua cronologia, o papel e o entendimento de cada um dos programas mais relevantes, bem como os impactos desses programas na reconstrução da educação no Estado. No quarto capítulo afunilaremos esse estudo no entorno do Clube Matemática Maker , uma iniciativa que alia a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e plataformas digitais, como o Khan Academy, para a recomposição de aprendizagens e o desenvolvimento de competências matemáticas. Por fim, no quinto capítulo as considerações finais evidenciam que a formação continuada, associada a metodologias ativas e ao uso de tecnologias, é fundamental para transformar o ensino da Matemática.
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