Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANTONIO MARCOS LEITE CAVALCANTE
UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA
Dissertação
Título
FRACTAIS: Uma estratégia de abordagem motivadora no ensino de Matemática do Ensino Médio
Resumo
Este trabalho investiga o uso da geometria fractal como estratégia de ensino para facilitar a compreensão de conceitos matemáticos e sua aplicação prática no Ensino Médio. Para isso,
propõe sequências didáticas que exploram fractais como recurso didático no estudo de progressão geométrica, área, perímetro e princípios de limite, além de analisar o impacto dessa
abordagem na motivação e na apropriação dos conceitos pelos alunos. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, iniciando com uma revisão bibliográfica e avançando para a aplicação
de uma sequência didática em sala de aula. Fundamenta-se em autores como Zaballa (1998), Oliveira (2013), Mandelbrot (1977) e Alves (2021). Os resultados indicam que a geometria
fractal permite conexões entre conceitos abstratos e o mundo real, promovendo um ensino interdisciplinar e ampliando o interesse dos alunos. A aplicação das sequências didáticas,
incluindo oficinas práticas e visitas de campo, revelou maior engajamento e compreensão dos conceitos. No entanto, desafios como a ausência do tema na BNCC (Base Nacional Comum
Curricular) e a necessidade de formação docente foram identificados. O estudo recomenda a ampliação da pesquisa, o desenvolvimento de materiais didáticos, a formação continuada de
professores e a integração interdisciplinar. Conclui-se que a geometria fractal tem grande potencial pedagógico, tornando o ensino mais dinâmico, concreto e significativo para os alunos
do século XXI.
[Download TCC]