Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GLAUCIO ASSAD PITANGA
UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
O Conjunto dos Números Irracionais em uma abordagem investigativa e colaborativa para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II
Resumo
Esta dissertação tem como foco o ensino do conjunto dos números irracionais em turmas dos anos fnais do Ensino Fundamental II, utilizando uma abordagem investigativa e colaborativa. O estudo propõe uma metodologia que estimula a participação ativa dos alunos e favorece a construção coletiva do conhecimento, superando as limitações da abordagem expositiva tradicional. Além disso, são discutidas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a forma como os números irracionais são apresentados em livros didáticos nacionais. Para avaliar a efetividade dessas metodologias, foram conduzidos experimentos práticos em sala de aula, cujos resultados demonstraram um aumento no engajamento dos alunos e uma assimilação mais profunda dos conceitos matemáticos. Como desdobramento deste estudo, foi elaborado um Produto Educacional, intitulado "Jogo das Réguas: uma Abordagem Investigativa e Colaborativa para a Apresentação dos Números Irracionais". Esse material fornece recursos práticos para a aplicação da metodologia proposta, incluindo atividades didáticas e um relato da experiência de sua implementação em sala de aula.
[Download TCC]