Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALICE ROCHA BARRETO CORREA MANHAES
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
EXPLORANDO A SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS DE POLÍGONOS COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA E INVESTIGATIVA
Resumo
Esta pesquisa investiga as contribuições da abordagem investigativa e do uso de materiais manipuláveis para a compreensão do conceito da soma dos ângulos internos de polígonos por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) e fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Adotou-se uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória e com características de pesquisa-ação, envolvendo a elaboração, aplicação e análise de uma sequência didática, composta por sete etapas: sondagem diagnóstica, aula expositiva, construção de polígonos, atividade de descoberta da soma dos ângulos internos, atividade de verificação, resolução do Quebra-Cabeça de Haberdasher e questionário final. Os dados analisados — registros escritos dos estudantes, observações da pesquisadora e respostas dos questionários — indicaram que a maioria dos alunos foi capaz de reconhecer padrões, formular hipóteses e compreender de forma mais significativa a relação entre o número de lados de um polígono e a soma de seus ângulos internos. Observou-se que o uso de materiais manipuláveis favoreceu a visualização e a construção de significados, além de promover maior engajamento nas atividades. No entanto, dificuldades persistentes na generalização de ideias e na formulação de conclusões abstratas apontam para a necessidade de intervenções mais sistemáticas, capazes de contribuir para a formalização progressiva do conhecimento matemático. Os resultados sugerem que metodologias baseadas na investigação e na manipulação concreta são promissoras no ensino da Geometria, especialmente quando articuladas a estratégias que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e a argumentação matemática. Como proposta para estudos futuros, recomenda-se explorar abordagens semelhantes na perspectiva de outros conteúdos geométricos e investigar o papel da argumentação em contextos investigativos.
[Download TCC]