Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ARAKEN JESSÉ DA SILVA AMARAL
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
Geometria Esférica e Cartografia: Uma proposta de estudo e atividades para o Ensino Médio
Resumo
No presente trabalho, inicialmente, trataremos da geometria euclidiana que fora sistematizada pelo matemático Euclides a partir de cinco conceitos primitivos, os postulados. Também abordaremos algumas tentativas frustradas da demonstração do quinto postulado a partir dos quatro anteriores e o consequente surgimento das geometrias não euclidianas. A seguir, apresen-taremos conceitos básicos da geometria esférica comparando-os com os da geometria euclidiana. Além disso, tais conceitos serão utilizados para desenvolvermos elementos da cartografia. A partir do pressuposto que as geometrias não euclidianas têm sido pouco exploradas e até mesmo não mencionadas no ensino básico, finalizaremos este estudo propondo atividades que possam contribuir com aprendizado geométrico do aluno do ensino médio, salientando que é possível desenvolver conceitos de
geometrias não euclidianas nesse nível de ensino. Desta forma, as atividades sugeridas visam desenvolver conceitos da geometria esférica, de forma que os alunos possam perceber sua aplicação e importância no mundo real através de uma abordagem interdisciplinar com a Geografia. Para o desenvolvimento das atividades, foi adotado o modelo de van Hiele para o desenvolvimento do raciocínio geométrico como fundamentação teórica.
[Download TCC]