Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CÍCERO SOARES FERREIRA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS DA BASE E OTIMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM NÚMEROS RACIONAIS
Resumo
O presente trabalho versa sobre a tecnologia como ferramenta para superação das deficiências da base e otimização da aprendizagem em matemática. Para tanto, partiu-se de uma investigação teórica fundamentada na leitura de vários autores e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, seguida de um Estudo Experimental aplicado a um grupo de alunos dos 1ºs anos da Escola de Ensino Médio Vivina Monteiro em Icó-Ce. Na primeira parte, buscou-se refletir o processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como, a importância dessa disciplina e sua função no contexto de educação básica. Além disso, procurou-se identificar as orientações e recomendações dos especialistas da área acerca dos principais recursos que podem contribuir para melhorar o desempenho dos estudantes de matemática nessa fase de escolaridade, em especial, os recursos tecnológicos. Os enfoques da discussão seguem uma lógica que contemplam desde aspectos pedagógicos mais holísticos, relacionada à finalidade do ensino da matemática no ensino médio, passando pela análise das possibilidades, limitações e potencialidades dos recursos tecnológicos na sociedade atual, e culmina com o estudo mais específico das características dos Números Racionais, componente curricular selecionado para aplicação do estudo de caso. O objetivo central da pesquisa circunscreve com a proposta deste trabalho que é oferecer aos alunos ingressos no Ensino Médio uma alternativa para superarem as deficiências da aprendizagem em matemática, em especial aquelas resultantes da etapa anterior: Ensino Fundamental. Para isso, recorreu-se a utilização de recursos tecnológicos como vídeo-aulas, jogos da internet e aplicativos do Linux Educacional. Pretende-se, ainda, criar uma cultura de estudo dessa ciência utilizando esses recursos de modo a produzir resultados favoráveis. A segunda parte, o estudo aplicado aos alunos participantes, tem por finalidade averiguar a confirmação de duas hipótese, a saber: é possível superar as deficiências da base utilizando os recursos tecnológicos e a superação dessas deficiências otimizam a aprendizagem da matemática no Ensino Médio. Para confirmar essas hipóteses, foi aplicados instrumentais no início e no final do estudo, como testes contemplando uma lista de competências/habilidades. Os resultados demonstraram os efeitos das aplicações, evidenciado as potencialidades desses recursos como ferramenta eficiente de apoio ao processo de ensino-aprendizagem desta ciência tão imprescindível: a matemática.
[Download TCC]