Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALCIDES PERES JUNIOR
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS
Dissertação
Título
O ENSINO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DE MATERIAIS CONCRETOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Resumo
O presente trabalho propõe a utilização de materiais concretos para o ensino das cônicas, onde estes são frisados de forma a serem um expediente facilitador do ensino desse conteúdo. A utilização de materiais concretos nas aulas de matemática vem ao encontro do desejo dos educadores de tornarem as aulas mais dinâmicas e participativas, principalmente no que tange ao envolvimento dos alunos. Esta interligação de abordagens, partindo do concreto e chegando a provas matemáticas, desperta o prazer e evidencia o verdadeiro significado de "fazer matemática", pois torna real, concreto e mais simples para alunos e professores o caminho explorar-conjecturar-demonstrar, base da construção do conhecimento científico. O ensino-aprendizado de matemática traz no seu cerne a percepção de que será trabalhoso e desgastante, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. A adoção de materiais concretos nas aulas oferece subsídios para uma melhor aprendizagem, pois busca através dos exercícios, o desenvolvimento da percepção e clareza no raciocínio, além de possibilitar uma maior participação dos alunos, afastando, a priori, a possibilidade de alguma aversão à disciplina.
[Download TCC]