MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ELIZABETH PASTOR GARNIER

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Nas últimas décadas, o desempenho insatisfatório dos alunos do Ensino Básico, no Brasil, em avaliações nacionais e internacionais, particularmente em matemática, tem chamado a atenção da comunidade escolar e de órgãos governamentais que buscam melhorar a qualidade da educação no país. Investimentos na formação continuada dos professores e programas de distribuição de livro didático em escolas públicas, são ações que surgiram com o objetivo de melhorar a atuação dos professores em suas aulas. Porém, pesquisadores como Shulman, Ball, Moreira, Rangel e outros, defendem não ser suficiente o conhecimento do conteúdo, para que o professor tenha um bom desempenho profissional. Eles adotam como indispensável, o conhecimento pedagógico do conteúdo e a reflexão sobre a prática. Desse modo, o presente trabalho busca analisar como a discussão coletiva e a análise crítica sobre material didático podem levar o professor de matemática a refletir sobre sua atuação em sala de aula. A pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, foi desenvolvida através dos trabalhos dos autores citados, de análise de livros didáticos de matemática utilizados no 6º ano do Ensino Fundamental e por meio de relatos de professores de matemática da Educação Básica atuantes em escolas públicas no Rio de Janeiro, concluintes do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Durante a realização da oficina para examinar o material didático do Projeto Klein do 6º ano do Ensino Fundamental, os professores refletiram sobre suas formações iniciais, a realidade da sala de aula, o currículo de matemática e dificuldades em suas práticas. Dessa forma, foi constatado que, através da discussão em grupo sobre materiais didáticos, o professor pode desenvolver seu conhecimento pedagógico de conteúdo, fator preponderante para a modificação de sua prática.
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