MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ORLANDO DA SILVA JUNIOR

IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Calculo no Ensino Medio: Numeros Reais
Resumo
Na busca de elaborar atividades para inserir conceitos de Calculo Diferencial e Integral no Ensino Medio, nos deparamos com conteudos ja apresentados nesse nível de ensino, que abordam muito super cialmente o conceito de limite, mais precisamente referem-se as ideias de in nito e in finitésimos. Com isso, resolvemos elaborar atividades que abordem e aprofundem esses conceitos, utilizando novas tecnologias e possibilitando ainda ao discente, o contato com uma nova simbologia. Inicialmente elaboramos uma pesquisa qualitativa cujo objetivo era de sondar o conhecimento dos alunos, sobre os conceitos de Infi nito e Infi nitésimos. Essa sondagem ocorreu por meio da aplicação um questionario que apresentava questões abertas sobre esses conceitos. Apoiados nas conclusões desse questionario, elaboramos atividades para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre In finito e in finitesimos alem de abordar os conceitos de limites laterais e no infinito em grafi co de funções polinomiais ou trigonométricas. Na estrutura basica de todo Calculo e toda Matematica do Ensino Medio e Fundamental esta o conceito de numero real. Não obstante, na trajetoria como professores deste segmento, nossa experiência diz que alunos entram e saem da escola, sem uma compreensão adequada do importante conceito de numero real. Na verdade, sabemos que ha muitos problemas que envolvem o ensino deste tema, mas talvez o principal seja a abordagem. Esta tem sido feita pelos professores de maneira rapida e super cial, escondendo as principais ideias sobre os reais e, principalmente, os seus problemas, impedindo assim, que os alunos compreendam o que e mais importante no estudo da Matematica: o seu conceito.
[Download TCC]