Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ÉRICA MELISSA OTTERSBACH
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS
Dissertação
Título
A ATIVIDADE LÚDICA APLICADA NO ENSINO DA EQUAÇÃO DE 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA
Resumo
O presente trabalho busca demonstrar que as crianças aprendem mais com a prática do
ensino da matemática de uma maneira lúdica, A aprendizagem ocorre mais facilmente com
jogos em que as regras são pensamentos construídos por elas e não por seguir normas já
destinadas a determinada atividade. A construção do aprendizado em especial da equação do
1º grau com uma incógnita, através do ensino lúdico vem sendo de grande valia em sala de
aula para que o ensino seja de qualidade, onde os nossos jovens e crianças possam aprender
determinados conteúdos aplicados de maneira que os levem para as suas vidas e não
simplesmente para uma avaliação. Ao trabalhar em sala de aula com atividade lúdica, o
educador tem um papel de orientador e não detentor de regras, normas e ditador de caminhos
a serem seguidos, para que o jogo aconteça da maneira esperada e que os alunos ao
terminarem a atividade tenham uma boa compreensão do conteúdo trabalhado. Com esta
prática concluímos que existem muitas vantagens em trabalhar de forma lúdica, tais como: a
questão da iteração social entre os alunos; a participação ativa do aluno na aula e não como
um simples espectador; a troca de ideias entre si e, assim, conseguindo o resultado esperado,
evidenciando uma melhora significativa nas avaliações do ensino da equação do 1º grau com
uma incógnita.
[Download TCC]