MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ÉRICA MELISSA OTTERSBACH

UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS

Dissertação

Título
A ATIVIDADE LÚDICA APLICADA NO ENSINO DA EQUAÇÃO DE 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA
Resumo
O presente trabalho busca demonstrar que as crianças aprendem mais com a prática do ensino da matemática de uma maneira lúdica, A aprendizagem ocorre mais facilmente com jogos em que as regras são pensamentos construídos por elas e não por seguir normas já destinadas a determinada atividade. A construção do aprendizado em especial da equação do 1º grau com uma incógnita, através do ensino lúdico vem sendo de grande valia em sala de aula para que o ensino seja de qualidade, onde os nossos jovens e crianças possam aprender determinados conteúdos aplicados de maneira que os levem para as suas vidas e não simplesmente para uma avaliação. Ao trabalhar em sala de aula com atividade lúdica, o educador tem um papel de orientador e não detentor de regras, normas e ditador de caminhos a serem seguidos, para que o jogo aconteça da maneira esperada e que os alunos ao terminarem a atividade tenham uma boa compreensão do conteúdo trabalhado. Com esta prática concluímos que existem muitas vantagens em trabalhar de forma lúdica, tais como: a questão da iteração social entre os alunos; a participação ativa do aluno na aula e não como um simples espectador; a troca de ideias entre si e, assim, conseguindo o resultado esperado, evidenciando uma melhora significativa nas avaliações do ensino da equação do 1º grau com uma incógnita.
[Download TCC]