Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EVISON ROSALINO DE OLIVEIRA
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
O USO DE FRAÇÕES CONTÍNUAS E DO PARADOXO DE GALILEU: APLICAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FÍSICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Neste trabalho, descrevemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua para posteriormente estender tal representação para os números irracionais. Enunciamos também o “Paradoxo de Galileu” para conjuntos infinitos. Inicialmente, com o auxílio da divisão euclidiana, obtemos a representação de um número racional na forma de Fração Contínua e, em seguida, através de aproximações sucessivas obtemos a representação dos números irracionais nestas frações. Depois, enunciamos e exemplificamos o “Paradoxo de Galileu” para conjuntos infinitos. Em seguida, usamos as Frações Contínuas e o “Paradoxo de Galileu” na resolução de problemas físicos na Educação Básica. Ressaltamos, que conforme Portilho e Lima [8] (2006, p. 26) tais conteúdos raramente vem sendo lecionados nas aulas neste nível educacional, porém, neste texto procuramos expor uma proposta para que sejam ensinados e exercitados neste nível. Concluímos assim, que estes conteúdos podem ser muito úteis na resolução de problemas interessantes das disciplinas de Matemática e Física na Educação Básica.
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