Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCIELCK DOMINGOS FREIRE
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
O USO DE UM LIVRO-CADERNO DE MATEMÁTICA ALTERNATIVO EM SALA DE AULA: PRATICIDADE E COERÊNCIA DIDÁTICA VOLTADAS PARA A REALIDADE LOCAL E TECNOLÓGICA
Resumo
Este trabalho analisa duas coleções de livros didáticos de Matemática adotados nos últimos anos na Escola Estadual Esther da Silva Virgolino no Amapá, mostrando alguns transtornos didáticos ao usar essas coleções em sala de aula, como: divergências entre os conteúdos das coleções e o plano de curso da escola, falta de objetividade quanto a abordagem de determinados tópicos da Matemática e vícios na elaboração dos conteúdos e exercícios. Para a referida análise foi utilizado como referencial o livro Exame de Textos: Análise de livros de Matemática para o Ensino Médio de LIMA et al, 2001 e o plano de curso adotado na escola (divergentes dos conteúdos presentes nos livros atuais). Para isso, destaca-se um breve histórico sobre o livro didático no Brasil, os programas governamentais (aquisição e qualidade dos livros), análise das coleções e, por fim, propõe o uso de um material didático alternativo, em que é possível associar o conteúdo de matemática à realidade local e tecnológica, trazendo resultados positivos para o processo ensino-aprendizagem.
[Download TCC]