Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANCISCO WESCLEY CUNHA DE ALMEIDA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
INTEGRAL DEFINIDA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal inserir, no Ensino Médio, a ideia intuitiva da Integral Definida, o cálculo de áreas abaixo do gráfico de funções positivas, limitadas pelo eixo das abscissas e por retas verticais, ou até mesmo entre funções positivas em um intervalo determinado pelo domínio das mesmas, por exemplo. Para facilitar o entendimento dessas ideias, aliado ao estudo de funções, pode-se fazer o uso de um recurso computacional como o Geogebra, software utilizado como ferramenta de apoio a aprendizagem nas atividades sugeridas nesse trabalho. As atividades aqui propostas destinam-se a alunos do ensino médio. Destaca-se a importância da introdução dessas ideias por estimular a construção de conhecimentos mais sólidos sobre o comportamento de funções. Acredita-se que, assim, a longo prazo, os alunos que ingressarem no Ensino Superior nas disciplinas de Cálculo terão condições melhores de compreender os conceitos necessários e, assim, os índices de reprovação nessas disciplinas serão reduzidos. O trabalho a seguir apresenta uma proposta de atividades sobre o ensino desses tópicos com auxílio do software GeoGebra. Verificou-se que é possível abrir os horizontes no âmbito do ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, com as ideias intuitivas de Cálculo, fazendo o uso de ferramentas diversas, como a utilização de tecnologias apropriadas e que é possível, inclusive, proporcionar aos estudantes novas técnicas de ensino que favoreçam a aprendizagem desses e demais conceitos matemáticos.
[Download TCC]