Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EWERTON ROOSEWELT BERNARDO DA SILVA
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
UM CUBO EM SEIS PIRÂMIDES: AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho desenvolve e apresenta produtos educacionais voltados ao ensino de Matemática na Educação Básica, com a finalidade de propor aulas nas quais os alunos são mais autônomos que nas aulas tradicionais. Pretende contribuir com a formação docente, demonstrando a possibilidade do professor exercer sua autonomia a partir da elaboração de seus próprios problemas matemáticos, de modo a fazer da sala de aula um ambiente de investigação, oportunizando aprendizados segundo a Teoria das Situações Didáticas. Para tanto, utilizou-se metodologia
assemelhada à Engenharia Didática, na qual estudamos o problema de decompor um cubo em seis pirâmides, descrevendo uma região
específica dentro do cubo para evitar a multiplicidade de soluções por simetria. Depois da discretização do problema, apresentamos uma fórmula que fornece o número de soluções para o problema em termos desta discretização. Ainda, elaboramos construções geométricas que resultam nas planificações de algumas pirâmides que utilizamos para desenvolver um jogo e uma sequência didática, essa foi aplicada ao nono ano do ensino fundamental, tratando dos teoremas de Pitágoras e de Tales. Outras atividades são sugeridas ao longo do trabalho. Concluímos que as aulas de Matemática na Educação Básica podem ser mais atrativas e produtivas quando nelas professor e alunos desenvolvem sua autonomia de pensar matemática.
[Download TCC]