Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JORGE ADRIANO CARNEIRO NUNES
UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana - BA
Dissertação
Título
SECÇÕES CÔNICAS : UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Resumo
Na matemática do Ensino Médio são estudadas as secções cônicas, porém dificilmente o professor utiliza algum software para fundamentar esse conteúdo em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar ao professor algumas propostas de atividades utilizando o software Geogebra, gratuito e de fácil manuseio, para explorar alguns resultados que serão discutidos e analisados no decorrer dos capítulos, a exemplo da própria definição das cônicas e das suas simetrias. Vale salientar que o estudo das cônicas é de grande valia para o estudante, pois a geometria que está por trás das cônicas é bastante utilizada no nosso dia-a-dia. É comum nos depararmos com as parábolas, elipses e hipérboles no nosso cotidiano, desde ao ver uma antena de recepção de sinal via satélite até as grandes engenharias civis como pontes entre outras. Dessa forma, essa temática está redigida em uma linguagem compatível ao Ensino Médio e poderá ser utilizada como material didático para o ensino das cônicas.
[Download TCC]