Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: REGINALDO LEONCIO SILVA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
A Sequência de Fibonacci e o número de ouro: Contexto histórico, propriedades, aplicações e propostas de atividades didáticas para alunos do primeiro ano do ensino médio
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo o estudo sobre a sequência de Fibonacci e o número
de ouro, destacando o contexto histórico, propriedades, aplicações práticas e propondo
atividades didáticas. A questão norteadora foi a seguinte: Quais atividades didáticas
podem ser desenvolvidas com alunos do primeiro ano do ensino médio com a sequência
de Fibonacci e o número de ouro? A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica de
materiais relacionados com o tema: livros, artigos, dissertações, monografias e também a
utilização de alguns websites. Começamos falando um pouco do contexto histórico, onde
destacamos aspectos sobre a vida de Fibonacci e suas principais obras, depois abordamos
o estudo formal de sua sequência, definindo-a e destacando algumas de suas principais
propriedades. Em seguida, falamos sobre o número de ouro com sua definição e um pouco
do contexto histórico, mostrando sobre sua origem e passagem pelos séculos. Depois
abordamos sobre o retângulo áureo e a espiral áurea. Em seguida mostramos algumas
curiosidades desse número e destacamos a sua bela relação com a sequência de Fibonacci.
Também fizemos uma exposição sobre os softwares matemáticos Maxima e Geogebra,
utilizados nas sugestões de atividades didáticas. Acreditamos que este trabalho seja uma
relevante fonte de pesquisa para o professor tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas,
mostrando aos discentes aplicabilidades de tais assuntos na vida cotidiana.
[Download TCC]