Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCIANE CECHIN MÁRIO
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato Branco - PR
Dissertação
Título
O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO PROEJA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFSC, CÂMPUS CHAPECÓ
Resumo
O trabalho apresenta uma experiência vivenciada no ensino da Matemática que foi aplicada no curso técnico de Nível Médio em Eletromecânica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IFSC, Câmpus Chapecó, onde utilizou-se dois recursos tecnológicos: o software GeoGebra e o Global Positioning System (GPS). Relata como foram planejadas e executadas as aulas de Geometria Analítica com o uso do software GeoGebra e apresenta uma aplicação prática de alguns conteúdos estudados com o uso do GPS. Para avaliar os trabalhos desenvolvidos foi aplicado um questionário ao término dos encontros. Este trabalho aborda uma forma alternativa de ensino, na busca de motivar nossos alunos a gostar de estudar matem´atica, visando amenizar as di?culdades encontradas na aprendizagem. A utilização desses recursos permitiu uma melhor exploração dos conteúdos que foram estudados em Geometria Analítica, bem como um despertar maior para a aprendizagem. A conclusão que se chegou é que o uso de ferramentas alternativas re?ete, de forma positiva, na aprendizagem e interesse pelas aulas de Matemática, como também, a aplicação de conteúdos em situações reais. Mas de nada adianta esses recursos, se não houver um envolvimento e comprometimento nas aulas, por parte do professor e principalmente pelos alunos.
[Download TCC]