MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WELINGTON CARLOS VIEIRA DA SILVA

UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Toledo - PR

Dissertação

Título
A GEOMETRIA ESPACIAL EM QUESTÕES DO ENEM E VESTIBULAR: ALGUMAS ANÁLISES SEGUNDO A TEORIA DE VAN HIELE
Resumo
A presente dissertação tem como temática o estudo do ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, com foco na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio. O objetivo da dissertação é compreender a partir da teoria dos níveis de pensamento geométrico de van Hiele como os estudantes da terceira série do Ensino Médio aprendem e desenvolvem seus conhecimentos de Geometria Espacial através de questões de avaliações externas, como do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. Para isso, a metodologia utilizada para a coleta de dados foi a realização de um simulado contendo dez questões dessas provas. As perguntas e as resoluções foram analisadas e classificadas a partir dos níveis de aprendizado de pensamento geométrico de van Hiele. Nesse sentido, percebemos que os estudantes estão situados entre o nível 1 e 2 de pensamento geométrico, aquém do espero nesta etapa educacional (nível 3). Como produto educacional foi elaborado uma sequência didática abarcando o uso de questões de ENEM e vestibulares, dada a centralidade dessas provas na vida desses estudantes, que investigue e auxilie professores de matemática a identificar e ensinar Geometria Espacial a partir das contribuições da teoria de van Hiele. Além disso, a partir da bibliografia levantada, realizamos sugestões que podem funcionar para combater as dificuldades contemporâneas do ensino e aprendizado de Geometria Espacial no Brasil.
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Recurso Educacional 1

Título
A GEOMETRIA ESPACIAL EM QUESTÕES DO ENEM E VESTIBULAR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS VAN HIELE
Veículo
eduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921982      [Acesso externo]
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