Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARLON MAIKE MOREIRA DE SOUZA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
UM ESTUDO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA REALIDADE AUMENTADA
Resumo
Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma sequência didática elaborada e aplicada a estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola no interior da Bahia, na disciplina de Matemática. Nesse sentido, teve como objetivo analisar o quanto a calculadora tridimensional GeoGebra pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem da Geometria Espacial. Para obter os resultados e respostas acerca da problematização apresentada neste trabalho, analisou-se, como fonte e objeto de pesquisa, o uso da a calculadora tridimensional GeoGebra 3D para o estudo dos sólidos por meio da realidade aumentada, sendo necessário observar as diferenças e fazer as necessárias mediações em sala de aula, através de ensinamentos e instrumentos de avaliação. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em ideias e pressupostos de teóricos que apresentam significativa importância na definição e construção dos conceitos discutidos. A metodologia da pesquisa foi a abordagem qualitativa. Nesse viés, apresenta-se um recurso metodológico que poderá ser utilizado como ferramenta de ensino para os professores de matemática, especialmente, na temática discutida. Ao longo da aplicação da sequência didática, foi perceptível que o uso do aplicativo de realidade aumentada teve um impacto positivo e de grande relevância para o ensino do objeto matemático; o uso dessa ferramenta permitiu aos alunos uma percepção mais palpável dos sólidos geométricos e a aprendizagem dos conceitos discutidos. Ressalta-se o potencial dessa pesquisa no campo da Educação Matemática, uma vez que ela propõe uma metodologia inovadora que permite aos alunos compreenderem conceitos matemáticos de forma mais realista. Em suma, trazer novas abordagens para o ensino de matemática é de grande relevância para a sociedade, tendo em vista que a matemática é uma disciplina que permeia nosso cotidiano. Trazer uma abordagem metodológica que valoriza a autonomia do aluno é o diferencial de nossa pesquisa, um dos nossos principais resultados reside no fato de que valorizar a capacidade que o aluno tem de elaborar seu próprio conhecimento a partir de recursos tecnológicos é de grande relevância para o campo da educação, e da sociedade de uma forma geral, uma vez que o aluno é incentivado a ser um sujeito criativo capaz de estabelecer uma ligação entre o conhecimento adquirido na escola e sua realidade. Além disso,
concluímos que o uso da tecnologia é capaz de sanar deficiências e preencher lacunas referentes ao processo de ensino e da aprendizagem da Geometria Espacial. Por fim, esperamos que este estudo preencha lacunas de pesquisa no campo da matemática e aponte novos caminhos para investigações futuras.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
Sequência Didática: Estudos de Sólidos Geométricos com Calculadora Tridimensional Geogebra
Veículo
EduCAPES
Link
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921900
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]