Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DEVAIR DA SILVA MIRANDA
UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Barra do Bugres - MT
Dissertação
Título
PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES COM APLICAÇÃO DO TEOREMA DE BAYES NO ESTUDO DO PROBLEMA DE MONTY HALL
Resumo
Este trabalho visa desenvolver um material pedagógico orientativo voltado para o ensino aprendizagem de probabilidades, com ênfase na aplicação do Teorema de Bayes para a resolução do problema de Monty Hall. Além disso, o material explora diversas propostas que evidenciam a presença dos conceitos probabilísticos em nosso cotidiano. Inicialmente, são apresentados os conceitos fundamentais de probabilidade, destacando as características do Teorema de Bayes e o problema de Monty Hall, assim como as vantagens de utilizar esses conceitos na introdução e desenvolvimento do estudo de probabilidades. A metodologia adotada envolveu a criação de um material didático que, de maneira construtiva, apresenta conceitos, exemplos e propostas de aplicação. Dada a dificuldade enfrentada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio na resolução de questões de probabilidade e interpretação de problemas relacionados, buscamos estratégias pedagógicas eficazes para melhorar a aprendizagem desses alunos. Assim, desenvolvemos um material orientativo que facilita a construção e exploração dos conceitos de probabilidade. Este material inclui explicações claras dos conceitos e propriedades, exemplos resolvidos e atividades práticas orientadas, focadas na construção dos conceitos de probabilidade, Teorema de Bayes e o paradoxo de Monty Hall. O objetivo é promover uma maior interação e participação dos alunos no processo de ensino aprendizagem de probabilidades.
[Download TCC]
Recurso Educacional 1
Título
PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADES COM APLICAÇÃO DO TEOREMA DE BAYES NO ESTUDO DO PROBLEMA DE MONTY HALL
Veículo
eduCAPES
Link
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921847
[Acesso externo]
[Download Recurso Educacional]